Bruxaria Tradicional Para Iniciantes

Na mais absoluta realidade, os bruxos ‘não wiccanos’, tradicionais só saíram do armário depois de Gardner, antes disso não precisaram levantar qualquer bandeira para chamar a atenção sobre si. Neste aspecto, Gardner foi fundamental, assim como havia sido Crowley, um âmbito mais amplo, social, mais do que religioso ou mágico. Bruxos nunca estiveram ligados a movimentos separatistas, quando passaram a se unir sob o rótulo “Bruxaria Tradicional” tiveram o propósito único de não deixar certas práticas regionais – culturais - morrerem. ‘Bruxos’ nunca se uniram para cair na armadilha de ‘destruir a oposição’, que faz nada mais do que afirmar seus valores.

Leia a materia toda no Site DIABLERIE clicando AQUI.
22 de abril de 2011

As 7 Perguntas de Ishiaro para Pietra Di Chiaro Luna

Poucas Perguntas, e muita, muitaaaaa informação!!!!


Fiz uma entrevista com a Pietra di Chiaro Luna a uns 2 anos atrás, e a entrevista foi muito divertida, pra ser franco, conversar com a Pietra é algo divertido. Fazer esse Update foi um prazer





 1 -  Quais foram as maiores mudanças da Sua Vida nesses últimos anos,
uma vez que você é uma das Streghas mais Ativas do Brasil.








Temto sempre agrega experiência de prática e de teoria. Eu sempre digo
que não existe nada melhor do que uma noite bem dormida para poder nos
aconselhar e nos acalmar. E o passar dos anos, a mesma coisa. Esses
dois últimos anos foram bem intensos. Muita coisa mudou. Uma das
experiências mais marcantes que me aconteceram foi o trabalho em
relação a ganharmos um ancestral.

Ano passado minha avó faleceu. Minha avó me viu crescer e ficou comigo
por muitos anos, aconselhando, contando e dizendo como a vida funciona
(pelo menos da perspectiva dela). Aprendi a fazer manjar branco, a
tomar café, a não contar muitas coisas por aí, a ser bonita e gostar
de fotos. Essa era a minha avó Dilinda. E foi em abril do ano passado
quando a Roda da Fortuna virou, e eu tive de me tornar responsável por
tudo sobre ela. Até que ela se foi. Claro que houve um momento quando
meu pai chegou e trabalhamos juntos nessa passagem. Vimos a passagem
no tarot... vimos na pele e fomos nos despedindo aos poucos. Ganhar um
ancestral é, de fato, um privilégio. É um apoio em outro plano, de
outra forma que não física e paupável. Porém, a Morte, quando chega,
escara. E dói. Doeu muito ver o irmão mais velho da minha avó ganhar
um ancestral aos 90 anos. Mas passa. E aprendemos. Hoje eu sei mais de
coisas de cozinha. Fiz torta de maçã com a batedeira que era da minha
avó. Fiz molho de polenta em seu caldeirão. Mas eu preciso dizer que
sinto sua falta... de chegar lá e dizer: vó, vamos tomar café...
Agora, só lá... Nos Campos Elísios, junto dos meus tios, do meu avô e
quem sabe, do Frank Sinatra =)

2 -  O que a Pietra de hoje acha ou Pensa sobre a Pietra do Passado... O que você diria a ela? O que significa Pietra Di Chiaro Luna?








Hoje eu diria para mim o que eu mais gosto de dizer: eu te disse... Rsss. O importante é que a essência fica... e o Saturno retorna, e com 30 anos nas costas, as coisas mudam, as vontades tb. Simples assim. E certeza que: quem viver, verá =) Saturno é danado!
Pietra di Chiaro Luna significa seguir um caminho de família, de olhar para trás e saber o caminho que se percorreu e olhar para a frente e saber que temos de seguir. Eu quero seguir com a minha família, meus pets, meus decks e o meu coração feliz. É um caminho de sorriso no rosto e uma carta na mão =)


3 -  Quais são os Projetos para o Futuro, novos Podcasts, Newsletters,
pretende nos surpreender no futuro próximo [bem próximo de preferencia
:D]






Dos podcasts, eu quero retomá-los nas minhas férias, em julho. Eu vou
dar umas palestras legais até lá e quero ver se eu gravo um material
legal para dividir.
O blog Stregheria Prática está a toda! Embora a Inês Barreto tenha nos
deixado para seguir seu trabalho no blog Cereália, Sarah Filhote de
Lua e eu estamos com estudos, práticas e ideias que são registradas no
blog. Então, vale dar um pulo por lá.

E para setembro, quero muito fazer um retiro streghe... olha só, você
é um dos primeiros a saber! Mas eu darei mais detalhes sobre isso! Vai
ser um dia para vivermos entre bruxas e trocar ideias, experiências e
trabalhar como bruxas mulheres modernas e antigas! Quando eu tiver
tudo certinho, eu conto aqui!

Além disso, teremos palestras já agendadas sobre Bruxaria Italiana,
espiritualidade e tarot. A agenda é a VIII Convenção de Bruxas e Magos
de Paranapiacaba, a qual eu vou todo ano; a Conferência de Wicca e
Espiritualidade da Deusa, na qual fui em 2009 e retorno em 2011; e a
Cirandda de Sábios, que acontece em maio na Cirandda da Lua. Tem
sempre uma agendinha com o que vem no blog Stregheria Prática.


4 -  Quais são os tipos de Praticas de uma Stregha?










As práticas podem ser muitas... correntes e corriqueiras ou mesmo,
algumas esporádicas. Por exemplo, o calendário. Há quem siga a roda
óctupla sugerida pelo Raven Grimassi em seus escritos de Stregheria.
Eu não tenho uma roda muito fixa, embora tenha algumas datas muito
importantes que valem minha honra, como por exemplo, a entrada do Ano
Astrológico e a homenagem ao Deus ou Deusa que rege o ano... Os
aniversários da família... O Dia de Finados, que acaba ficando com um
caráter muito similar ao celta Sanhaim, embora eu não siga por essa
linha. Gosto muito de celebrar os Equinócios e Solstícios. Acho que
fazem uma marca boa no ano. E por fim, as luas cheias. As celebro
mensalmente e é quando faço o meu aconselhamento com o tarot.

Outras práticas mais corriqueiras são as limpezas da casa com ervas,
velas e incensos... as orações diárias aos meus Deuses, e o meu
momento semanal com os 12 Olimpianos.

Além disso, podem haver outros trabalhos como os de aconselhamento,
benzimento e rezas que são feitos de acordo com a necessidade: própria
ou da comunidade na qual a strega está envolvida =)



5 - Como você se define agora que provavelmente esta vivendo uma nova
fase, pode nos ensinar alguma coisa que aprendeu nesses últimos dois
anos?






Continuo sendo strega, professora e taróloga. Mas acho que tenho
aprendido muito sobre espiritualidade responsável, melhora da
comunidade e como o ofício de strega faz sim parte de uma comunidade
muito maior do que um grupo de práticas. Tem há ver com a forma com
que nos relacionamos com o mundo.

Por exemplo: você recicla lixo? Respeita as normas do seu condomínio?
Recolhe a caca do seu cachorro da calçada? Atende o telefone quando
sua amiga precisa de um conselho? Acho que fazendo atos simples,
conseguimos melhorar todo o nosso entorno.

Além disso, convivendo mais com o pessoal que tem uma prática druídica
e celtista, além da xamânica, eu aprendi que as coisas não são tão
diferentes quanto parecem, embora exista uma "coisa" com os romanos -
rssss... Mas a busca pelo equílibrio, pela paz e pelo bem-viver de sua
comunidade - defendendo-a por vezes, é comum e importante para ambas
espiritualidades. E isso deixa a convivência feliz e leve!


6 -  Você Casou e agora, pretende ampliar a família?









Ainda não... tenho 2 enteados, um menino e uma menina. E embora eu não
ache que um dos dois vai seguir o meu caminho de strega, existe
bastante em termos de responsabilidade de ajudar a criar, ajudar a
educar. Eu sou madrasta e bruxa, olha só!

Mas enfim, quando estivermos prontos, e acontecer, dividiremos de
forma saudável e feliz com a comunidade pagã =)


7 -  Você me falou em outra conversa, que esta trabalhando em eventos
de Tarot, pode nos falar sobre? Como funcionam os eventos?








O tarot é uma parte integrante da minha espiritualidade. E poder
dividir isso com outras pessoas que também estudam, gostam ou, no
limite, se interessam é importante e gratificante. Em 2005 eu tive um
grupo de estudos de tarot que cresceu bastante e que gerou um grupo de
amizades físicas e espirituais muito fortes. Porém, com o fim de seu
ciclo, as coisas tomaram outros rumos e eu senti que agora, em 2011, a
coisa poderia acontecer de outra forma. Me sinto sim, muito
influenciada pelos movimentos que temos fora do Brasil, como nos EUA e
na Inglaterra e na Austrália, por exemplo, onde associações, escolas e
grupos de pessoas se mobilizam para que o tarot seja conhecido e
entendido com uma ferramenta espiritual, de cura e de autoconhecimento
e não como acompanhamento de : faço trabalhos e trago seu amor de
volta. Isso não presta a ninguém.

Assim, em julho de 2011 acontece a primeira edição da Confraria
Brasileira de Tarot, um evento grande com intenção de congregar
pessoas de diversos caminhos que têm o tarot como interesse, foco,
estudo etc. Não é um evento de paganismo ou bruxaria, mas do oráculo e
todas das suas possibilidades. O Edu Scarfon, do Faces da Lua, foi uma
pessoa maravilhosa em dividir comigo esse sonho e essa vontade de
oferecer ao público em geral um evento para explorar uma paixão que é
o tarot. Quem se interessar, pode saber mais do evento em
http://www.facesdalua.com.br/confrariatarot

Um outro evento, menor, que tem acontecido mensalmente -
presencialmente - e todos os dias via internet, mais precisamente, no
Facebook, é o Chá de Tarot. O Chá tem um caráter de estudo e de
compartilhar de leituras e entendimentos. É quando nos sentamos,
geralmente, num sábado à tarde, para tomar chá e aprender de pessoas
tão experientes, menos experientes ou muito mais experientes que nós
sobre os arcanos, suas histórias e vivências. Todos que participam,
sendo fluentes ou não nas cartas, conseguem ter diferentes insights e
ideias e sair enriquecidos. No fundo, no fundo, quem sai mais
enriquecida sou eu, pois a cada encontro, que vem acontecendo desde
novembro de 2010, eu tenho conhecido gente diferente e maravilhosa e
aprendido muito. Para saber da agenda do Chá e para participar
virtualmente, acesse nossa página no Facebook:
http://www.facebook.com/ChaDeTarot

-------------------------------------------------------------

Então é isso, escutem a moça... 

E pra quem tem Facebook esta convidado a me visitar
Ishiaro http://www.facebook.com/Ishiaro

Para Escutar nosso PODCAST visitem: http://visaodoluar.podomatic.com/

3 C.O.M.E.T.A.R.I.O.S:

Mysteriotides disse...

Gostei muito dessa entrevista.
A Pietra é um encanto e você traz aos temas um clima bem singular.
E eu de olho no Todos os Clãs...Débora°

Unknown disse...

Seja bem vinda ao todos os clãs, Débora.

Ishiaro

Mysteriotides disse...

Grata Ishiaro.

Minhas Palavras

Contador de Visitas

Cadastre seu EMAIL

Escreva seu email aqui!:

Seguidores

.Visualizações do Site.



!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!