Bruxaria Tradicional Para Iniciantes

Na mais absoluta realidade, os bruxos ‘não wiccanos’, tradicionais só saíram do armário depois de Gardner, antes disso não precisaram levantar qualquer bandeira para chamar a atenção sobre si. Neste aspecto, Gardner foi fundamental, assim como havia sido Crowley, um âmbito mais amplo, social, mais do que religioso ou mágico. Bruxos nunca estiveram ligados a movimentos separatistas, quando passaram a se unir sob o rótulo “Bruxaria Tradicional” tiveram o propósito único de não deixar certas práticas regionais – culturais - morrerem. ‘Bruxos’ nunca se uniram para cair na armadilha de ‘destruir a oposição’, que faz nada mais do que afirmar seus valores.

Leia a materia toda no Site DIABLERIE clicando AQUI.
5 de agosto de 2011

Senhora Telucama


Estamos com a entrevista da Graça Azavedo “Sra Telucama “ a algum tempo, e foi um prazer fazer essa entrevista com ela, muito simpática, meiga... Senhora também de uma gentileza incrível. Só estamos tendo a oportunidade de por a entrevista aqui pra vocês este mês pois tivemos alguns contratempos, ela estava pronta em Maio, mais como haviam outras entrevistas, algumas já com datas pré-programadas pra sair, acabou ficando pra Agosto, o mês do meu Niver. bom, presente pra mim né!.
Espero que gostem da entrevista, conheçam essa grande Senhora que veem fazendo um trabalho incrível na Casa de Telucama, não só na área de “Bruxaria” mais ajudando outros como ela, outros como nos, Seres Humanos...
 Todos os Clãs - Nome Civil:
Sra Telucama  - Graça Lucia Azevedo
Todos os Clãs – Idade
Sra Telucama  - 63 anos muito bem vividos.
Todos os Clãs - Nome Pagão
Sra Telucama  - SENHORA TELUCAMA, por ser  um título de hereditariedade.
Todos os Clãs -  Como foi sua educação dentro de casa, ou melhor como foi sua criação?
Sra Telucama  -  Dentro de um clima de muito amor, humilde e principalmente ternura para compreender as diversidades culturais e religiosas dentro do nosso universo familiar:Catolicismo fervoroso do lado paterno, e avô materno. Uma bela avó materna interessantíssima que contava histórias de uma povo distante  que acreditava já extinto, entretanto suas histórias eram tão reais, tão compatíveis com seu caráter rígido e determinante no  seu caminhar e viver.Seus Deuses tão presentes em toda a natureza, seus chás e ungentos tão milagrosos, seus ideais de preservação a natureza tão significativos, seus mistérios e lucidez me formaram na verdadeira concepção de "magia".
Todos os Clãs -  Como era a “Gracinha” quando pequena, você acha que existem hábitos que você carrega desde a infância...?
Sra Telucama  -  Uma criança alegre, porém muito velha em espirito. Séria e comprometida com as origens e com o Planeta.
Todos os Clãs -  Você foi criada em uma família pagã? Poderia nos falar um pouco sobre sua família...
Sra Telucama  - Só a minha avó materna era a Senhora Guardião da nossa cultura e Tradição.
Todos os Clãs -  O que seria “Telucama” de onde vieram, onde nasceu essa arte?
Sra Telucama  -  A Tradição Telucama tem origem celta ibérica. Chegou de forma domestica, acanhada e de pé de fogão. Hoje, sob a minha condução,já há trinta e cinco anos, é um Grande Colegiado de Bruxaria Tradicional, filiado ao Templo Casa Telucama.
Todos os Clãs - A arte Telucama pode ser dita uma Arte Familiar?
Sra Telucama  - O TEMPLO CASA TELUCAMA, hoje é um espaço sagrado voltado para a valorização do ser humano, especificamente para o RESGATE DO SAGRADO FEMININO.
O TEMPLO DESENVOLVE VARIAS ATIVIDADES DENTRO DOS SEUS DEPARTAMENTOS  ESPECIFICAMENTE:
1-    ESCOLA PONTO DE MUTAÇÃO: Escola Iniciática de Bruxaria Tradicional Celta. Cujo objetivo é formar Sacerdotes(isas) para o exercício e manutenção da Tradição e da valorização do ser humano, bem como da preservação do Planeta Terra, esse Grande Útero que nos abriga.
A Escola prepara seus Iniciados, partindo do autoconhecimento, através das vivências e da tradição ORAL. As graduações se dão anualmente ao se completar as rodas do ano celta. Sendo que a última graduação que é a sacerdotal só ocorre após o fechamento da sétima roda que corresponde ao sétimo grau, ao CORDÃO VIOLETA.
Obs: Os três primeiros anos de Colegiado são de autoconhecimento e de acesso aos conhecimentos históricos de todas as religiões e a formação sociológica das raças humanas, bem como seus hábitos e costumes culturais. Só a partir do quarto ano é que o iniciado, devidamente consciente da responsabilidade para com os mistérios e a sutileza da GRANDE ARTE DA MAGIA, é que o aprendizado mágico se dá.
2-    ESPAÇO DE TERAPIA HOLISTICA – Atendimento com hora marcada para mesa de oráculos, banhos sagrados, Reik e pedras quentes.
3-    Atendimento com dinâmica de grupos a MULHERES CARENTES, dentro do PROGRAMA DE RESGATE DO SAGRADO FEMININO.
4-    ATENDIMENTO A IDOSOS CARENTES, dentro do Programa de APOIO DE HECATHE PARA FECHAMENTO DE CIRCULO ( Esse programa visa orientar, apoiar e melhor qualificar Idosos carentes para uma vida mais saudável, desde a nutrição, atividades terapêuticas  até o desencarneo)
5-    GRUPO DE ADOLESCENTES BRUXAS (O) – Esse grupo é formado por filhos de bruxas (o) do Templo e do Colegiado. Visando a formação dos filhos e netos da nossa Tradição o programa promove Orientação e aulas de histórias dos povos antigos.
6-    GRUPO DAS SENHORAS DA FLORESTA- Grupo formado por senhoras avós do templo e do Colegiado, cujas atividades visam resgatar a cultura integral das antigas tais como: TABALHOS MANUAIS, CULINÁRIA, HERBÁRIO, RITOS E CELEBRAÇÕES.
7-    TENDA DOS SACERDOTES- Formada pelas (o) Sacerdotisas (o) do Templo, cujo propósito maior é apoiar  as diversas atividades do templo e do Colegiado, celebrar os ritos e as cerimônias. Ministrar aulas e administrar operacionalmente a Entidade como um todo. Bem como ministramos Palestras e dinamizamos Grupos de mulheres para o sagrado resgate do feminino
Todos os Clãs - Ha sua Tradição não é Brasileira, você nasceu com ela, viajou pra aprende-la ou outra pessoa trouxe ate o Brasil?
Sra Telucama  - Sim. Foram 20 anos da minha vida andando pelo mundo. Destaco as minhas amadas mestras Portuguesas: Mama Rhea e Rama de Oliveira, Suma Sacerdotisa e Sacerdotisa que me acolheram e me guiaram pelos caminhos da Bruxaria Tradicional.
Todos os Clãs - Existe relação ou semelhanças entre as Streghas Italianas e as Bruxas Telucamas [Ensinamentos, Praticas...]?
Sra Telucama  - Na prática não, só na devoção.
Todos os Clãs -  Como é a questão de hierarquia dentro da Casa de Telucama?
Sra Telucama  -  A Suma Sacerdotisa, o Merlin, os Idosos, Sacerdotisas e Sacerdotes são a guiança, assim formam gradualmente a hierarquia da Casa Telucama
Todos os Clãs -  Como é o dia a dia de uma  Sacerdotisa na Casa de Telucama?
Sra Telucama  - “A CASA TELUCAMA É MATRIARCAL, MAS É MARTER-LINEAR. FORMAMOS TAMBÉM COM MUITO AMOR E PARCERIA HOMENS SACERDOTES.”
Como são vários Departamentos, a  depender do dia temos mais ou menos movimento. Entretanto, todas as manhãs eu, a Suma Sacerdotisa do Templo, como Terapeuta Holistica, atendo com hora marcada para Oráculos e outros procedimentos terapeuticos. Também na parte da manhã sempre estamos com Iniciadas (o) do  último Gral da ESCOLA DE BRUXARIA TRADICIONAL PONTO DE MUTAÇÃO DO TEMPLO CASA TELUCAMA, que estão em treinamentos mágicos. Todas as noites; de segunda a quinta temos aulas nos diversos espaços do Colegiado, para a Formação de Bruxos Sacerdotes distribuidos em seis Tendas. Ocasionalmente, em épocas pré Organizadas, durante algumas semanas temos aulas e vivências mágicas para iniciados Telucama de outros Estados do Brasil e de outros Paises, durante todo o dia.
Nos dias que antecedem os Sabaths, as Tendas das Senhoras da Floresta (composta só por mulheres avós), de  (o) Pajens  ( Iniciadas (o) de maiores graduações) e dos guardiões do Templo ( Pajens Pré-Sacerdotes) para recolhimento. Obviamente que esses recolhimentos obedecem uma tabela lunar e Programa de vivências e treinamentos de práticas mágicas de acordo com cada gral iniciático.
Também, em dias previamente marcado no Calendário anual do Templo Casa Telucama, recebemos para Palestras, distribuição de medicamentos, cadeiras de rodas, andadores, agasalhos, alimentos,etc, o Grupo de Idosos (a) Carentes Filhos de Hecathe. Grupo esse que já desenvolve suas atividades há 35 anos. Composto por 350 Idosos Carentes, cadastrados na periferia pobre da nossa cidade.
Todos os Clãs - A Casa de Telucama se envolve em eventos de cunho social?
Sra Telucama  -  O Grupo de Idosos (a) Carentes Filhos de Hecathe desenvolve suas atividades há 35 anos. Composto por 350 Idosos Carentes, cadastrados na periferia pobre da nossa cidade. Recebem anualmente acompanhamento Psico-terapeutico com as (o) Bruxas (o) da área de Psico do Templo Casa Telucama, bem como uma vez por mes assistência terapêutica holistica, fisioterapia, acumputura etc.
ATENÇÃO - *EM NOSSAS AÇÕES SOCIAIS NÃO TEMOS COMO OBJETIVO SER BRUXAS (O) BOAZINHAS (O) QUANDO DESENVOLVEMOS ESSES TRABALHOS DE CUNHO SOCIAL. MUITO MENOS PRETENDEMOS SER CARIDOSAS (O). NÃO. SIMPLESMENTE CONHECEMOS E DESENVOLVEMOS A ARTE DA PARTILHA. NÃO SE TRATA DE UM TRABALHO PATERNALISTA, MAS SIM;  DE EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA DA NOSSA TRILHA DE ESPALHAR A COLHEITA INTERNA. A COMPRENSÃO  E A VIVÊNCIA DA NOSSA PROPERIDADE.
Todos os Clãs - O que a Senhora poderia ensinar a Nós?
Sra Telucama  - Absolutamente NADA. Eu custumo dizer aos meus iniciados que não acreditem no meu discurso, pois sou apenas uma facilitadora de caminhos, pois já os conheço um pouco mais, pelas trilhas que já passei. Se cada um não tiver a sua verdade dentro de si, nenhum Sacerdote poderá fazê-lo APREENDER cada passo da Bruxaria. Pois em Bruxaria não se queima etapas. Não basta conhecer... é preciso entender, depois compreender para muito depois apreender. TRILHAR OS CAMINHOS DA BRUXARIA TRADICIONAL É ANTES DE TUDO SENTIR NO UMBIGO, SÓ DEPOIS, MUITO DEPOIS O VERBO SE INSTALA.
Todos os Clãs -  Qual o Conselho de uma Telucama para as Bruxas que “Despertam” hoje para o mundo da Bruxaria?
Sra Telucama  - Primeiro CRITÉRIO... Critério ao ler os livros da "BRUXARIA DA MODA", critério na Internet, e principalmente critério com e a quem seguir como guia ou Sacerdote (a).
Depois, "ESVAZIAR A TAÇA". Lembrar que uma taça cheia demais transborda e não se equilibra. Buscar o autoconhecimento hoje é prioritário para se tornar uma (o) Bruxa (o) de verdade.
Todos os Clãs - Nos últimos anos notamos que tem havido brigas, discussões entre bruxas, pagãos, magos de diversas tradições, na sua concepção por que isso ocorre?
Sra Telucama  - As fronteiras estabelecidas pelos EGOS, entre essa ou aquela Tradição, não se sustentam por si mesmas. Porque no fundo, além das fronteiras, o que eu chamo de IDENTIDADE CÓSMICA, por si mesmas se encarregam de fazê-las UNO. A  busca da concepção desse ou daquele Deus ou Deusa, cria força naturalmente e se unifica. Quando eu era mais jovem me preocupava mais com esses conflitos do nosso caminhar. Hoje a minha Grande Pré - ocupação é simplesmente ACOLHER, todos aqueles que buscam meu colo físico e espiritual para juntos celebrarmos a vida, dançar em volta da fogueira, acender um caldeirão de ervas aromáticas, meditar juntos a uma chaleira fumegando de chá, independente da trilha tradicional ou dos nomes que tenham seus  Deuses.
Todos os Clãs - Pra finalizar nossa entrevista, quais seriam suas considerações finais...
Quando uma alma responde espontaneamente ao chamado da Deusa Mãe, chamamos isso de "Senda Divina". Fica evidente que não foi pela primeira vez que a ouviu, ou que sentiu necessidade de encontrar seus irmãos de Religião ou de filosofia, como preferir. Significa que em vidas passadas atravessou o véu do tempo, e guarda na alma sua história, e no subconsciente está uma vasta memória das suas origens. Sabemos que quanto mais cedo à alma encontrar seus semelhantes encarnados neste momento histórico, mais fácil será encontrar sua família cósmica. Porque só podemos encontrar a nossa verdadeira família cósmica buscando junto aos vários grupos de pagãos. Aí, então, passamos a sentir uma saudade, sem saber do quê e de quê, até que finalmente encontramos um grupo afim e o identificamos como a nossa família cósmica verdadeira. A partir de então, o caminho que a alma tem a seguir está traçado na sua formação missionária inconsciente, que só será desvendada quando o despertar da luz divina se estabelecer na formação da (o) iniciada (o) de forma correta e normativa, dentro de um sistema de Colegiado, para que, depois de muitos estudos e trabalho cuidadoso e precioso, se desvendem os véus restantes, os quais chamamos de "Teias Sensoriais". A disciplina da Senda não pode ser aprendida em livros; só a experiência nos dá a realização, e as vivências, a prática. Primeiro, luta-se para adquirir o domínio de si mesma (o), que é a busca incansável do autoconhecimento. Pois se sabe que só a real e verdadeira segurança de quem se é como Bruxa (o), e a do que se quer realizar, é que proporcionará a necessária serenidade em todas as circunstâncias que se apresentem, onde tenha que suportar o que não puder ser remediado. A Bruxa (o) é preparada (o) para ser um ser humano imperturbável, porque aprende a se dominar completamente, desenvolvendo ao longo dos anos de Colegiado, hábitos de completo domínio sobre as emoções, através de duros exercícios e treinamentos para a lapidação do Ego. O domínio das emoções - uma vez, pois, que tenha conseguido esse controle automaticamente, também saberá controlar com responsabilidade os poderes adquiridos pelo conhecimento dos mistérios. A Bruxa (o) é treinada (o) para voluntariamente e alegremente reconhecer a Senda Divina, respeitá-la e defendê-la valente e elegantemente. Sim, elegantemente, pois um dos princípios prioritários das virtudes desenvolvidas pelo treinamento da Bruxaria é o refinamento do ser e, assim, se tornar uma mulher (homem) elegantemente refinada (o); culturalmente, socialmente e constitucionalmente. A Bruxa (o) vive a vida diária de acordo com os Princípios das leis que regem o universo, procurando liquidar os ranços enraizados no psiquismo existencial, com os quais foi condicionada (o) ao longo dos últimos dois mil anos, de forma a compreender verdadeiramente o significado da LIBERDADE DE EXISTIR, e fazer jus a ela conscientemente. Entende que é dever individual e coletivo, como missionária (o) da Deusa Mãe, resistir a todas as injustiças e impor a lei da Paz entre os homens, preservar todos os seres vivos deste grande útero que nos acolhe, que é o Planeta Terra, conquistando assim a libertação dos Deuses nos corações preconceituosos dos homens. Das experiências assim vividas, provém a preparação da alma para o avanço dos mistérios da Deusa, uma vez que já se tenha ganhado a graduação necessária para ser uma condutora de almas no caminho do oculto. Lembramos que é muito comum que algumas almas de Bruxas (os), que já tenham avançado nos caminhos dos mistérios, se deixem prender de novo por laços de cadeia física, caindo nas armadilhas do ego, forjando assim novas cadeias cármicas - na maioria das vezes, essas quedas se devem às paixões dos sentidos e da vaidade. Assim sendo, a vigília das emoções deve ser como um ritual diário, observando constantemente as fraquezas do ego. As regras da Senda Divina não constituem um código escrito por nenhum líder religioso, nem exigem uma conformidade cega. Mas, sim, a dedicação, o comprometimento e a devoção a um ideal que implica em autoconhecimento e autodisciplina, com o objetivo de alcançar a plenitude de um ser que integra o sistema coletivo da espécie humana, para juntos formarem a grande engrenagem cósmica universal. O crescimento da alma da Bruxa (o) vai se produzindo através de numerosas encarnações, e em cada uma das etapas deste desenvolvimento, vivem-se novas experiências de acordo com cada momento histórico, entretanto, mantém-se o mesmo objetivo sempre, pois esse pertence à essência primordial de cada ser.
No Colégio Oficial de Bruxaria Tradicional Telucama, aprendem-se, além de tudo, os princípios espirituais que governam todas as coisas dentro das leis cósmicas básicas, bem como as leis mais complexas, como as (...) do Tao e da Física. Eis por que não se pode estabelecer nenhuma diretriz geral inflexível para o aprendizado, pois (...) cada ser tem seu próprio ritmo e estágio cármico e cósmico, dependendo da sua SENDA DIVINA neste momento histórico. Ensina-se um principio básico às (aos) postulantes do caminho, que é a necessidade da autodisciplina e do autoconhecimento. Para as iniciadas (os), tudo isso e muito mais, através da necessidade dos experimentos de si mesmas (os), do comprometimento e do crescimento como um todo. Às graduadas (os) se ensina (...) aplicar os princípios éticos das habilidades adquiridas, (...) seguir seus ideais e realizar seus sonhos, pois só quando se realiza um sonho se é verdadeiramente feliz, e uma Bruxa (o) é uma mulher (homem) feliz. Só quando se é feliz é leal e fiel. Só a quem é fiel e leal pode-se confiar pequenos mistérios, e quem detém pequenos mistérios é capaz de compreender grandes segredos.
A iniciada (o) está sempre reavaliando a sua SENDA DIVINA, para compreender o seu crescimento. Sabe que sua verdadeira conquista está exatamente na liberdade da alma, e que essa só se torna real com a evolução da sabedoria. A Bruxa (o) vive gloriosamente, porque vive fazendo o caminho de fora para dentro, buscando filtrar tudo o que deve e o que não deve deixar entrar no seu templo sagrado, que é seu ser inviolável. Tem consciência dos seus erros, sem fantasias ou culpas infundadas. Sua noção de segurança individual e coletiva lhe promove uma vida de bem-aventurança pela virtude da prosperidade e da abundância. Finalmente, a Bruxa (o) aprende a se purificar vivendo com realismo, dentro da sua verdade, porém com a simplicidade dos Deuses, sem se abster das coisas que lhe foi permitido reger e proteger.Por tudo acima descrito, é que costumamos afirmar que: "no caminho da Bruxaria são muitos os que buscam, e muito poucos os que chegam
."Assim foi, assim é, e assim será para o bem de todos!”-
Graça Azevedo/ SENHORA TELUCAMA –
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama
Bahia-Brasil
Todos os Clãs - Como as pessoas podem entrar em contato com a Casa de Telucama, como as pessoas podem falar com a Senhora? [telefones, emails...]
Sra Telucama  -

 BLOG =   http:// casatelucama.blogspot.com
TLEFONES = (71) 8125-7308/ 9929-5751
Email= senhoratelucama@terra.com.br

0 C.O.M.E.T.A.R.I.O.S:

Minhas Palavras

Contador de Visitas

Cadastre seu EMAIL

Escreva seu email aqui!:

Seguidores

.Visualizações do Site.



!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!