Bruxaria Tradicional Para Iniciantes
Na mais absoluta realidade, os bruxos ‘não wiccanos’, tradicionais só saíram do armário depois de Gardner, antes disso não precisaram levantar qualquer bandeira para chamar a atenção sobre si. Neste aspecto, Gardner foi fundamental, assim como havia sido Crowley, um âmbito mais amplo, social, mais do que religioso ou mágico. Bruxos nunca estiveram ligados a movimentos separatistas, quando passaram a se unir sob o rótulo “Bruxaria Tradicional” tiveram o propósito único de não deixar certas práticas regionais – culturais - morrerem. ‘Bruxos’ nunca se uniram para cair na armadilha de ‘destruir a oposição’, que faz nada mais do que afirmar seus valores.
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24 de setembro de 2010
Caminhando Entre os Mundos: um guia para atravessar os Mundos.
Caminhando entre os Mundos
Uma fronteira selvagem e intocada separa a civilização da floresta
por Sarah Lawless, WitchOfForestGrove.com
Hedgecrossing, vôo, viagem astral, experiência fora do corpo, transe, estados alterados de consciência... Não importa como você denomine, todas as palavras se referem à mesma prática. Hedgecrossing é um termo moderno retirado da língua alemã há menos de uma década atrás para se referir a passagem entre os mundos na Bruxaria Européia. Mesmo que a palavra seja moderna, praticantes da magia têm atravessado (hedgecross) há milênios. Não há uma maneira única de caminhar entre os mundos - existem muitas maneiras. A habilidade de caminhar entre os mundos é encontrada na feitiçaria e no xamanismo, assim como nas antigas religiões pagãs (especialmente aquelas com cultos extáticos). É experimental e não pode ser ensinado a alguém sem a capacidade inata. É algo que qualquer um pode fazer ou não fazer. Isto não é magia popular - nem todos podem andar entre os mundos. Um exemplo de alguns fatores predisponentes são: nascer sem o pelico [1], possuir dom de premonição ou intuição aguçada, ter passado por uma experiência traumática ou uma experiência de quase-morte, ter sido escolhido pelos espíritos que concederam a capacidade, e coisas do tipo. Alguns viajam entre mundos, sem perceber o que eles fazem: "foi um sonho? foi uma visão? Estou vendo coisas?” É melhor você descobrir! Se alguém não tem a capacidade de comungar com os espíritos, conversar com os deuses, e ver entre reinos - não terá a capacidade para andar entre os mundos.
Eu tenho que dizer isto - visualização e meditações guiadas não são andar entre os mundos ou estar em transe [2]. Se você ainda está em sua cabeça, você não está andando entre dois mundos. Qualquer prática onde você use apenas sua imaginação em vez de deixar seu corpo não é 'hedgecrossing'.
Atravessando os mundos em seu corpo
Sim, você pode cruzar entre os mundos e estar em seu corpo ao mesmo tempo. Isso exige uma capacidade de alcançar estados alterados de consciência ou percepção [3], que dá a capacidade de ver o Outro Mundo e comungar com os espíritos que lá habitam. Você deve estar em dois lugares ao mesmo tempo quando viajam em seu corpo, com um pé nos dois mundos. Sua alma ainda está em seu corpo, mas todos os seus sentidos estão em outro mundo para que você possa ver ouvir e sentir no outro reino. Isso pode ser praticado tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Atravessar os Mundos em seu corpo pode ser usado para consultar os seus deuses, guias espirituais, familiares animais, vegetais ou aliados. Também pode ser utilizado para comungar com os espíritos da terra (genius loci), conversar com os espíritos de um cemitério, ou para fins divinatórios.
Caminhar entre os mundos, e ao mesmo tempo estar em seu corpo envolve encontrar limites entre os mundos e chamar o espírito/deus correto ou o encantamento certo para atravessar. O que também depende da tradição mágica que você pratica. Se você tiver dificuldade com trancework existem práticas físicas em vez disso. Essas práticas incluem: em pé na soleira de sua porta, sobre uma perna e com um olho fechado, encontrar um lugar no bosque onde a floresta encontra um prado e faça uma petição para entrar ou simplesmente leia sinais proféticos na natureza, situando-se em uma encruzilhada de três ou quatro vias, ou em um lugar onde a terra, água, céu e estejam presentes (o mar é melhor, mas uma lagoa ou riacho ajudará). [4] Outros métodos incluem a percussão, a dança que leva ao êxtase e técnicas de meditação ou respiração.
Os perigos da viagem ainda em seu corpo podem incluir: perder-se no outro mundo; ingestão de comida ou bebida... sem você perceber que está no outro mundo e com sua alma presa lá, retornar ao seu próprio reino será encontrar que anos ou décadas se passaram desde que você atravessou; ou fazer com que espíritos malévolos percebam que você pode vê-los, o que pode fazer com que eles ataquem você ou tentem possuí-lo.
Atravessando fora do corpo
Neste método, a alma deixa o corpo em forma de um espírito não-corpóreo ou pelo espírito transmutado na forma de um animal para viajar ao Outro Mundo. A parte da sua alma conhecida como Fetch [5] geralmente é a parte que faz a maioria das pessoas viajarem entre mundos. Quando ele deixa seu corpo pode assumir a forma de animais que são os que estiverem mais conectados espiritualmente a você. Como você atravessa os mundos quando deixa seu corpo pode ajudar você a descobrir qual seu animal familiar. Você corre todo pelo terreno ou sobe em árvores? Você plana através do ar ou voar até grandes alturas? Não vai ser fácil e nem tão pouco de imediato. Poderá ser inúmeras tentativas até realmente libertar-se do seu corpo. É preciso uma grande confiança - confiança em si mesmo e confiança nos seus guias espirituais. Você deve amar o seu corpo e querer voltar a ele quando for concluída a sua viagem. Isto é muito importante.
A melhor maneira de viajar é cair em estado Hipnagógico[6], que é o lugar entre o sono e a vigília. O som de tambores repetitivos é útil para induzir esse estado. Sonhar não é viajar, assim se você adormecer saiba que não foi bem sucedido. Se, entretanto você cair em algo parecido com o sono REM após alguns minutos deitado, saiba que você esteve viajando, pois esse tipo de sono não acontece tão rapidamente. Você também pode dizer que você não está sonhando, por exemplo se você sonhar o "mesmo" sonho de forma consistente durante toda a noite desde adormecer até acordar e não se sentir descansado. O sono REM é geralmente esporádico e dividido em vários sonhos. Mantenha um caderno em branco perto de sua cama ou no seu espaço n templo e anote suas experiências para que você possa aprender a dizer a diferença entre sonhar e viajar. Uma vez que você sabe dizer quando você está do outro lado, comece a tentar controlar suas ações e reações enquanto estiver lá.
A melhor maneira de viajar é cair em estado Hipnagógico[6], que é o lugar entre o sono e a vigília. O som de tambores repetitivos é útil para induzir esse estado. Sonhar não é viajar, assim se você adormecer saiba que não foi bem sucedido. Se, entretanto você cair em algo parecido com o sono REM após alguns minutos deitado, saiba que você esteve viajando, pois esse tipo de sono não acontece tão rapidamente. Você também pode dizer que você não está sonhando, por exemplo se você sonhar o "mesmo" sonho de forma consistente durante toda a noite desde adormecer até acordar e não se sentir descansado. O sono REM é geralmente esporádico e dividido em vários sonhos. Mantenha um caderno em branco perto de sua cama ou no seu espaço n templo e anote suas experiências para que você possa aprender a dizer a diferença entre sonhar e viajar. Uma vez que você sabe dizer quando você está do outro lado, comece a tentar controlar suas ações e reações enquanto estiver lá.
Os xamãs antigos somente viajavam entre os mundos se tudo o mais tivesse falhado. Eles tomaram muitas precauções antes de sair - vestir traje ritual de proteção, amuletos de proteção, chamar o espírito guardião para proteger o seu corpo enquanto eles viajam ou chama-los para viajar com eles para o outro mundo.
Se você não tem um professor para confiar é melhor trabalhar com seus espíritos familiares e as divindades que guardam as encruzilhadas, as entradas para os outros reinos - tanto o submundo quando o outro mundo - os psicopompos. [7] Alguns podem abrir uma porta para que os espíritos possam vir até você, outros abrem uma porta para que você possa ir até eles - o que pode ser muito perigoso. Eu aconselho que você comece a trabalhar com os espíritos antes de tentar viajar entre mundos. Os espíritos podem protegê-lo e ajudá-lo quando estiver lá, podem lhe dar conselhos e ajudá-lo a permanecer no curso correto de sua finalidade... Se estiver colhendo o conhecimento oculto, ou recuperando a alma roubada de um paciente, ou para lutar contra um inimigo. Tenha em mente que você pode não gostar do que vê enquanto caminha entre dois mundos. Pode haver coisas que você aborreceram você ou mesmo cicatrizes do passado e você pode não querer voltar. Eu vi os campos de morte e fico assustada fora de minhas sagacidades. Alguns espíritos propositadamente podem assustá-lo para ver como você reage, então aprenda a como lidar com isso. É importante ficar são e aterrado. É enfrentar o medo, mas deixá-lo passar por você, e não consumi-lo.
Leituras Complementares:
•Cunning Folk and Familiar Spirits: Shamanistic Visionary Traditions in Early Modern British Witchcraft and Magic por Emma Wilby (em Inglês)
•História Noturna: Decifrando o Sabbat das Bruxas por Carlo Ginzburg
•Etheric Anatomy: The Three Selves and Astral Travel por Victor Anderson (em Inglês)
•North Star Road: Shamanism, Witchcraft, and the Otherworld Journey por Kenneth Johnson
•Witches, Werewolves, and Fairies: Shapeshifters and Astral Doubles in the Middle Ages por Claude Lecouteux
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Copyright de Witch Of Forest Grove
Publicado com autorização da Autora
Reprodução do original somente com autorização.
Reprodução desta tradução somente com links e devidos créditos.
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Original: Walking Between Worlds: A Guide for Crossing in and out of Body
Tradução de Grigori Hokma [http://ophidicusnatura.blogspot.com]
Notas:
[1]: 'cauld-born'. NT.:
[2]: 'trancework'.
[3]: 'aka trancework'.
[4]: NT. este tipo de local é o Rochedo na praia, ou o quebra mar, onde estes reinos (terra, ar e água) estão em conjunção.
[5]: NT. chamado de animal familiar, ou Encantado (essa sendo sua forma espiritual elevada).
[6]: NT. hipnagogia é um estado alterado de transição entre a vigília física ordinária e o sono natural.
[7]: NT. psicopompo designa um ente cuja função é guiar ou conduzir a percepção de um ser humano entre dois ou mais eventos significantes. Guia interior, o psicopompo pode ser de natureza humana, animal (o animal familiar da bruxa) ou espiritual (Hermes, Lúcifer).
Tradução de Grigori Hokma [http://ophidicusnatura.blogspot.com]
Notas:
[1]: 'cauld-born'. NT.:
[2]: 'trancework'.
[3]: 'aka trancework'.
[4]: NT. este tipo de local é o Rochedo na praia, ou o quebra mar, onde estes reinos (terra, ar e água) estão em conjunção.
[5]: NT. chamado de animal familiar, ou Encantado (essa sendo sua forma espiritual elevada).
[6]: NT. hipnagogia é um estado alterado de transição entre a vigília física ordinária e o sono natural.
[7]: NT. psicopompo designa um ente cuja função é guiar ou conduzir a percepção de um ser humano entre dois ou mais eventos significantes. Guia interior, o psicopompo pode ser de natureza humana, animal (o animal familiar da bruxa) ou espiritual (Hermes, Lúcifer).
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